Soul☆Heart - Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos?

3 participantes

Ir para baixo

Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos? Empty Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos?

Mensagem por Marcy Vulpin Sex Dez 06, 2013 8:28 pm

Acho que o fórum precisa de mais tópicos de informação e debate, então vamos lá. 
*post grande, desculpe, mas eu quis detalhar bem*

Muitos desenhistas e aspirantes a desenhistas perceberam que muita gente cobra para fazer um desenho, a maioria até cria uma tabela de preços para cada tipo de desenho que pode fazer. São as chamadas commissions. Essa é uma prática muito comum em todo o mundo, inúmeras pessoas estão dispostas a pagar para um desenhista fazer uma arte para elas. Às vezes o serviço sai barato, mas às vezes sai caro. E ninguém vê problemas nisso.

No entanto, percebo que no Brasil a cobrança por desenhos não é lá muito aceita. Eu até sei o porquê: a profissão de desenhista é muito má vista por aqui. Claro, nos últimos tempos tem melhorado um pouco, mas ainda é comum andar por aí e ver gente dizendo "o desenhista é um vagabundo, ele não trabalha, só fica o dia inteiro em casa desenhando!" ou coisas do tipo. De fato, a sociedade brasileira tem uma visão preconceituosa quanto a certos tipos de profissão, valorizando aquelas em que o profissional sua e usa trabalho braçal (ex.: pedreiro, vendedor, cabeleireiro, etc), pois assim dizem que esse profissional é uma "pessoa batalhadora", ao contrário de profissões em que o profissional usa mais o trabalho intelectual (ex.: artistas em geral, programadores, certos tipos de pesquisadores, etc.).

Vamos ir direto ao ponto. No Brasil as pessoas estão pouco dispostas a pagar para desenhistas fazerem algum tipo de desenho.
1. "Mas por que cobrar? Desenhar é um hobby!"
2. "É só um desenhinho, não é preciso cobrar nada."
Estes são os comentários mais comuns. Eu gostaria de responder a cada um deles.

1. Desenho é um trabalho e um hobby, assim como alguém pode cantar para trabalhar ou simplesmente para descontrair. Não conheço ninguém que teve a ideia de chamar a Ivete Sangalo para cantar numa festa de aniversário e dizer a ela: "cante, faça o que você gosta, todos nós cantamos e temos isso como hobby, então isso será bom para você" e não querer pagar. 

"Mas Marcy, a Ivete Sangalo é uma cantora profissional! Ela estudou para isso, fez diversos treinamentos e muito tempo de dedicação!"
Certo. Então, o desenhista não estudou, não fez diversos treinamentos e não dedicou seu tempo no desenho? 
Isso parece óbvio, mas não é para muita gente. Pense nisso.

2. Se um desenho parece simples a um artista, com certeza ele é! Mas por quê? Porque ele treinou bastante seus traços para chegar num ponto em que um desenho chegue a ficar simples para ele. Muita gente acha que isso não é razão para ele cobrar alguma coisa. Pois bem... além de todo o tempo que ele teve dedicando-se para se aperfeiçoar, ele vai gastar mais um tempo para fazer o desenho; ele gastou dinheiro com o material de desenho dele, seja tradicional (lápis, borracha, tinta, etc) ou digital (mesa digitalizadora, computador, programas, etc). Então, não há razão para não pagar a um desenhista por um trabalho. 

---

Agora, tem outra coisa que muitos desenhistas ouvem que é de encher o saco. "Não posso pagar, mas vou contar pra todo mundo que foi você quem fez, você irá receber reconhecimento, vai ficar famoso!"

Uma pergunta: você conhece um desenhista que ficou famoso por simples reconhecimento, sem receber nada de dinheiro? 
Não estou querendo dizer que não existe, mas é extremamente raro. E depois, quem irá garantir que o desenhista irá receber um reconhecimento de fato?

Pagar a um desenhista é recompensá-lo, e a forma mais garantida de lhe garantir sucesso. Se você não é um desenhista e é apenas mais um destes que reclamam que desenhos não devem ser cobrados, fique sabendo que desenhista é uma profissão, e o artista deve ser pago como um profissional.

Se você é um desenhista ou um aspirante a desenhista, não tenha medo de cobrar. Com certeza você irá receber muitos comentários negativos, mas não se deixe abalar. E depois, você se sentirá gratificado por todo o esforço que fez até então.

Mas agora, vamos aprender uma coisa sobre cobrar e pagar por desenhos.

- O preço varia de acordo com o tipo de desenho e a popularidade dele. Desenhos simples, sem pintar, por exemplo, custa bem menos que um desenho bem pintado com vários detalhes minuciosos. Se o desenhista é novo no ramo, de preferência não deve abusar do preço, tornando-o acessível a todos.

Um desenho médio de um artista qualquer pode custar entre R$10 e R$30. Se o artista for famoso, com certeza irá cobrar em média R$40~R$50, ou mais.

- Outra coisa que influencia no preço é a forma como esse desenho irá ser dado. Os preços que citei acima são normalmente para desenhos digitais, que são arquivos mandados por e-mail ao comprador. Se a mídia for física, como um papel ou quadro, com certeza o preço deverá ser maior, visando o gasto com o papel (dependendo do tipo e do tamanho dele) ou quadro e mais o gasto com a impressão. Um desenho digital feito num QUADRO ASSIM pode custar bons R$500. 

- A experiência do desenhista também conta. Alguém que desenhou a vida inteira, fez diversos cursos e inclusive fez algum tipo de graduação relacionado a desenhos pode sem problemas cobrar mais por um desenho que alguém com pouca experiência cobraria. 

- Mesmo pagando pelo desenho, ainda sim uma parte dos direitos sobre a arte é do desenhista. É lei. Para o comprador não ter nenhum problema, deve no mínimo deixar a assinatura do desenhista no desenho e não ficar dizendo que ele mesmo quem fez; dar mais créditos divulgado links de websites do verdadeiro artista é bom, mas não é obrigatório. 

Mas dá para negociar com o desenhista para obter total direito sobre um desenho, sem se preocupar em dar créditos nem nada. Claro, isso pode custar um pouquinho mais, porque o artista está cedendo alguns direitos que ele deveria ter. Essa negociação é mais viável quando o comprador quer que um desenhista crie um personagem exclusivo para ele, por exemplo.

--

Enfim... espero ter no mínimo esclarecido algumas dúvidas e tirado alguns pensamentos generalizados de vocês.
Tem um blog que acho engraçadíssimo que é o do Di Vasca, desenhista que trolla clientes que vem com um papinho de "ah, é só um desenhinho, faz de graça..." e posta o que fez. Vale a pena conferir =)
Marcy Vulpin
Marcy Vulpin

Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos? Empty Re: Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos?

Mensagem por Lucas FM Sex Dez 06, 2013 10:08 pm

Concordo, mesmo que eu não pretenda ser um desenhista (pretendo ser mangaká, ambos desenham, mas são profissões diferentes).

Desenhistas são profissionais, e são muito úteis não só para pequenos serviços particulares mas também para grandes serviços em empresas. Só temo que algum dia os desenhistas percam o seu lugar para os fotógrafos. =/

Desenhar em troca de reconhecimento é algo absurdo para um profissional, afinal, ele está trabalhando, e também, não é garantia que o cliente realmente lembrará de divulgá-lo.

E, realmente, a sua iniciativa de postar isso foi muito boa, precisamos deste tipo de postagens também no fórum! =D
Lucas FM
Lucas FM

Mensagens : 100
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos? Empty Re: Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos?

Mensagem por vinisan07 Sáb Dez 07, 2013 2:17 am

Como já foi visto, o preconceito levado aos desenhistas é alto por aqui, pode ser talento, mas é trabalho alguém chegar ao bom nível de desenho, ele gasta bastantes recursos, e ainda é menosprezado, não acho que um mero reconhecimento traria algo de bom a ele, exceto se for de algum publicitário que queria divulga-lo e/ou patrociná-lo.
Em questão aos preços não sei muito sobre isso, mas acho que o jeito capitalista dele deve ser onde ele consiga pagar os utilitários usados e ainda conseguir algo a mais para poder subir na carreira, pode ser até uns 10%, se seu trabalho for apreciado e divulgado acho que ele consegue ter mais clientes e quando vê seus 10% já estão a um nível bastante maiores.
vinisan07
vinisan07
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/10/2013
Idade : 25

https://soulheartforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos? Empty Re: Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos?

Mensagem por Marcy Vulpin Sáb Dez 07, 2013 2:56 pm

Lucas FM escreveu:Concordo, mesmo que eu não pretenda ser um desenhista (pretendo ser mangaká, ambos desenham, mas são profissões diferentes).
Achei engraçado o que você disse, todos os mangakás são desenhistas xD

Mas você não precisa viver de commissions, há desenhistas que fazem disso como profissão principal, a única fonte de renda, porém há outros que fazem como uma profissão secundária, apenas para ganhar uma renda extra.
Mangakás podem muito bem fazer commissions, aliás vejo muito isso no deviantART (a propósito, lá eles cobram mais por um desenho pelo simples fato de serem mangakás =p)

Você pode começar a cobrar para fazer desenhos, se quiser. Claro, como seria essa a primeira vez, não abuse das cobranças; mas vá aumentando um pouquinho o preço quando ver que seu traço está melhor e que você está adquirindo uma certa popularidade =)

Lucas FM escreveu:Só temo que algum dia os desenhistas percam o seu lugar para os fotógrafos. =/
Já disseram isso quando a fotografia foi inventada: "e agora, não vão mais existir pintores e desenhistas no mundo?".

E eles ainda estão por aí, em toda parte. Fotografia e pintura são artes diferentes, nenhuma visa substituir a outra. Tem horas que é bom usar a fotografia, e tem hora que desenhos e pinturas são melhores. E também dá para alternar entre uma e outra. Tudo depende da ocasião.

vinisan07 escreveu:Em questão aos preços não sei muito sobre isso, mas acho que o jeito capitalista dele deve ser onde ele consiga pagar os utilitários usados e ainda conseguir algo a mais para poder subir na carreira, pode ser até uns 10%, se seu trabalho for apreciado e divulgado acho que ele consegue ter mais clientes e quando vê seus 10% já estão a um nível bastante maiores.
No Capitalismo, todo profissional tem total direito de escolher o preço que vai cobrar pelo serviço, não há uma regra específica. Um pedreiro pode cobrar R$10 para construir uma casa simples sem problema, como ele também pode cobrar R$100, R$1000, R$10.000, R$100.000, R$1.000.000.

O ideal, claro, é escolher um preço que não afete o comprador, nem prejudique o profissional, e ainda lhe garanta algum lucro. Lembra do que eu falei sobre experiência e popularidade? Com certeza se você pedir um desenho feito pelo Maurício de Souza (suponhamos), ele vai cobrar por um desenho um preço que eu cobraria 10 vezes menos.

E outra, se o profissional cobrar muito pouco, ele não vai ser bem visto, pois ou o cliente entende pelo preço que ele não faz um bom serviço ou o cliente fica com pena de pagar para um profissional que cobra tão pouco e acaba procurando outro profissional.

Os preços que eu citei no texto do primeiro post são os mais comuns, que eu vejo bastante. Mas repetindo, não existem regras.
Marcy Vulpin
Marcy Vulpin

Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos? Empty Re: Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos?

Mensagem por Lucas FM Dom Dez 08, 2013 6:58 pm

Marcy Vulpin escreveu:
Lucas FM escreveu:Concordo, mesmo que eu não pretenda ser um desenhista (pretendo ser mangaká, ambos desenham, mas são profissões diferentes).
Achei engraçado o que você disse, todos os mangakás são desenhistas xD

Mas você não precisa viver de commissions, há desenhistas que fazem disso como profissão principal, a única fonte de renda, porém há outros que fazem como uma profissão secundária, apenas para ganhar uma renda extra.
Mangakás podem muito bem fazer commissions, aliás vejo muito isso no deviantART (a propósito, lá eles cobram mais por um desenho pelo simples fato de serem mangakás =p)

Você pode começar a cobrar para fazer desenhos, se quiser. Claro, como seria essa a primeira vez, não abuse das cobranças; mas vá aumentando um pouquinho o preço quando ver que seu traço está melhor e que você está adquirindo uma certa popularidade =)
Eu queria dizer dos desenhistas que só cobram commissions, mas nem sabia que mangakás e desenhistas de commissions poderiam ser a mesma profissão. e_e

Marcy Vulpin escreveu:
Lucas FM escreveu:Só temo que algum dia os desenhistas percam o seu lugar para os fotógrafos. =/
Já disseram isso quando a fotografia foi inventada: "e agora, não vão mais existir pintores e desenhistas no mundo?".

E eles ainda estão por aí, em toda parte. Fotografia e pintura são artes diferentes, nenhuma visa substituir a outra. Tem horas que é bom usar a fotografia, e tem hora que desenhos e pinturas são melhores. E também dá para alternar entre uma e outra. Tudo depende da ocasião.
Eu falei isso pois vejo que antes, em artes industriais, predominavam-se os desenhos, e hoje em dia predominam-se as fotografias.
Lucas FM
Lucas FM

Mensagens : 100
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos? Empty Re: Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos?

Mensagem por Marcy Vulpin Dom Dez 08, 2013 8:07 pm

É... pode ser. Em artes industriais.
Lembrando que commissions não envolve só artes industriais :p
Marcy Vulpin
Marcy Vulpin

Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos? Empty Re: Por que desenhistas devem cobrar por seus trabalhos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos